Projetos de Pesquisa

Descoberta de preços em carteiras de arbitragem de alta dimensão

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma metodologia para a análise de descoberta de preços em carteiras de arbitragem com ativos negociados em diferentes mer cados e/ou plataformas de negociação. A medida usual de participação informacional é problemática porque, na presença de correlação contemporânea entre os mercados, depende fortemente da ordem atribuída a cada preço no sistema. Para permanecer agnóstico sobe que ativo lidera o processo de descoberta dos preços, poder-se-ia em princípio calcular uma média ponderada das participações informacionais obtidas a partir de cada ordem de preços. Entretanto, isso é extremamente inconveniente uma vez que há n! permutações possíveis em um sistema de n preços, implicando uma média entre milhares de permutações em um sistema com 5 ou mais variáveis. Estamos desenvolvendo uma metodologia própria para a análise de descoberta de preços que não impõe qualquer restrição a priori sobre que ativo ou mercado revela maior conteúdo informacional sobre choques no preço fundamental. Deste modo, a metodologia resulta em uma medida única de participação informacional que independe da ordem em que os preços aparecem no sistema. Este projeto objetiva aplicar esses novos métodos a diferentes situações de arbitragem de modo a recolher o máximo de informação possível sobre os fatores latentes comuns. Por exemplo, prêmio de controle a parte, ambas ações ordinárias e preferenciais fornecem informação sobre o valor fundamental da …firma dado pelo valor presente dos ‡uxos esperados de caixa, enquanto que a paridade coberta das taxas de juros conecta os câmbios pronto e futuro ao diferencial de juros. Adicionalmente, este projeto visa ainda extender a metodologia para os casos de uma matriz de covariância estocástica e de dados irregularmente espaçados no tempo. Os métodos existentes assumem que a matriz de covariância dos erros é constante no tempo e que os preços são observados em intervalos …fixos de tempo. A vantagem de usar dados negociação por negociação é que a duração de transação contem informação relevante sobre a rapidez de reação dos preços de cada ativo que integra a carteira de arbitragem às notícias e, portanto, sobre o processo de descoberta de preços.

Situação: Em andamento. Início: 2013. Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Marcelo Fernandes, Emerson Fernandes Marçal, João Mergulhão, Marília Gabriela Elias da Silva, Luiz Koddi Hotta, Flavio Ziegelmann,  Pedro Saffi, Gustavo Dias Fruet, Cristina Scherrer Marcelo Cunha Medeiros. 

Financiamento: FAPESP.

Relatório 2015

Relatório 2016

 

_____________________________________________________________________________________________

 

Previsões de Ativos Financeiros

Descrição: Este trabalho teve como objetivo obter previsões de ativos financeiros que são usados nos modelos de alocação ótima para o Private Bank do Banco do Brasil
 

Situação: Em andamento. Início: 2012. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Wagner Monteiro, Andre Oliveira. 
Financiamento: Banco do Brasil

_____________________________________________________________________________________________

Art Economics (Economia da Arte) 

 

Descrição: Este projeto tem como objetico estudar a economia do mercado de arte no Brasil e compará-lo a outros mercados. Para tal serão construídos índices de preços para o mercado de arte que permitirão identificar os determinantes dos preços deste mercado, bem como o papel dele para diversificação de investimentos do mercado de capitais e o comportamento do mercado em diferentes situações da economia, como, por exemplo, épocas de crises.

Situação: Em andamento. Início: 2012. Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Ricardo Ratner Rochman (Coordenador), Raffael Teruel.  
Financiamento: em prospecção

_____________________________________________________________________________________________


A Original Sin e Price Discovery no Mercado de Bonds Soberanos em Reais;

Descrição: O objetivo deste artigo é analisar, teórica e empiricamente, os primeiros passos da economia brasileira no sentido de melhorar o perfil da dívida pública interna, ainda muito concentrada em títulos indexados e de curta maturidade. É uma questão em aberto na literatura se a emissão de dívida no mercado global denominada em moeda doméstica complementa o desenvolvimento do mercado local de títulos. Este trabalho procura responder a esta questão utilizando-se de dados relativos à recente experiência brasileira. Nossa hipótese de trabalho sugere que as emissões de dívida denominadas em reais no mercado internacional ajudaram no desenvolvimento do mercado doméstico de títulos públicos pré-fixados de longo prazo. Para chegar a essa conclusão, fez-se necessária uma análise empírica do mecanismo de price discovery, amplamente utilizado na literatura de microestrutura de mercados. Nossos resultados indicam que o apreçamento eficiente da dívida pública nominal, de longa maturidade e denominada em reais, ocorreu primeiramente no mercado internacional e, por arbitragem, investidores residentes e não-residentes transferiram esta eficiência para o título de mesma maturidade negociado no mercado local.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Marcio Holland de Brito(Coordenador), Pedro Luiz Valls Pereira, Denísio Liberato.

Financiamento: Banco do Brasil, CNPq

 

_____________________________________________________________________________________________

O Conteúdo Informacional das Transações no Mercado Futuro de Câmbio: uma investigação do caso brasileiro


Descrição:  Modelos de microestrutura da taxa de câmbio têm recebido especial atenção nos últimos anos por capturarem de forma mais acurada as nuances deste mercado e evidenciarem a existência de informação assimétrica entre os agentes que transacionam nele. Os dados das operações do primeiro vencimento dos contratos futuros de câmbio Real/Dólar da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) foram utilizados para testar se as transações impõem efeitos informativos sobre os preços. Os resultados do modelo de vetor-autoregressivo (VAR) estrutural apontaram para a existência de informação assimétrica no mercado futuro de câmbio brasileiro, indicando que aproximadamente 50% da variação do preço eficiente é resultado da informação privada contida no fluxo de ordem. Além disso, a análise do fluxo de ordem permitiu a estimação das taxas de chegada de ordens de agentes informados e não informadas no mercado, utilizadas para calcular a probabilidade de uma transação ser informativa (PIN). Altos valores de PIN implicam spreads mais amplos que reduzem a liquidez do mercado. O resultado de 1,53% indica que o mercado de câmbio brasileiro é bastante líquido, o que impõe menores custos aos agentes menos informados que chegam ao mercado.

Situação: Em andamanto. Início: 2012. Natureza: Pesquisa
Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Vanessa Neumann Sulzbach  e João Mergulhão. 
Financiamento: CNPq 

 

______________________________________________________________________________________________

Alocação de Ativos

Descrição: Este trabalho teve como objetivo comparar duas metodologias de alocação ótima de ativos, a metodologia clássica e a metodologia bayesiana. O modelo utilizado foi o de Meucci (2005). Foram realizados diversos exercícios empíricos de montagem de carteiras de ativos seguindo essas metodologias, utilizando para isso dados do mercado acionário brasileiro. Os resultados encontrados indicam uma superioridade de desempenho, tanto em termos de retorno quanto de volatilidade, da carteira bayesiana em relação à clássica e desta em relação ao índice de mercado. Ademais, o trabalho também compreende modificações na prior utilizada na estimação bayesiana.
 

Situação: Em andamento. Início: 2012. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Wagner Monteiro, Andre Oliveira e Hugo Leonardo Financiamento:Banco do Brasil

_____________________________________________________________________________________________

Análise da estrutura de dependência da volatilidade entre setores durante a crise do Subprime

Descrição: Este estudo testa a hipótese de contágio entre setores da economia dos Estados Unidos durante a crise do Subprime. A metodologia econométrica baseia-se em modelos de correlações condicionais dinâmicas e na aplicação de testes LM robustos para testar a presença de quebras estruturais na estrutura de dependência das séries. Eventos considerados relevantes para o desfecho da crise do Subprime, assim como interações entre momentos das próprias séries foram utilizados para identificar as quebras de interesse. A principal conclusão deste trabalho é que houve contágio relacionado a praticamente todos os indicadores entre os setores dos Estados Unidos. Desta forma, temos que a estrutura de dependência entre os setores da economia supracitada se alterou no decorrer dos eventos de 2007 e 2008. Sendo assim, a prática de diversificação de carteiras e, em geral, toda a análise de risco inerente à gestão de investimentos pode ter sido distorcida, levando gestores e fundos à decisões equivocadas com base em suas limitações e diretrizes de investimento.

Situação:
Em andamanto. Início: 2012. Natureza: Pesquisa
Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Bruno Pontes de Arruda
Financiamento: CNPq, ANPEC

_____________________________________________________________________________________________

Modelagem Econométrica em Macroeconomia Aberta e Finanças

Descrição: Este projeto tem duas grandes linhas de pesquisa: Taxa de Câmbio e Modelagem com Dados de Alta Freqüência. Na linha de Macroeconomia Aberta as duas pesquisas que serão feitas são (i) Volatilidade Cambial e Regimes de Taxa de Câmbio: Evidencias Empírica Internacionais Após 1973; (ii) Taxa de câmbio Real: Fundamentos versus desalinhamento . Os principais objetivos da primeira são: primeiro, discutir se a volatilidade cambial, a partir de 1973, está mesmo associada com diferentes tipos de regimes de taxa de câmbio, conforme classificação de facto, como em Reinhart e Rogoff (2002); e, segundo, quando controlado por diferentes variáveis, se ainda assim, o regime de câmbio é relevante em explicar a volatilidade da taxa de câmbio. As variáveis de controle pode ser agrupadas assim: variáveis de política, como controles de capitais e índice de liberalização financeira; variáveis de crises, que captam os momentos das crises bancárias, cambiais, de dívida ou do tipo sudden stop nos fluxos de capitais; e variáveis macroeconômicas, como a inflação e dummy para o caso de países que adotam regime de metas de inflação. Para a segunda linha os principais objetivos são: Testar a existência de uma taxa de câmbio real de equilíbrio usando os avanços recentes nas técnicas de cointegração de panel aplicados a base de dados com grande dimensão temporal. Cálculo da taxa de câmbio real de equilíbrio frente a uma cesta de moeda relevante para um conjunto de países usando decomposição entre componentes transitórios e permanente. Cálculo da taxa de câmbio real bilateral de equilíbrio entre as principais moedas do planeta seguindo metodologia proposta por Alberola, Cervero et al. (1999). Construção índices de desalinhamento cambial para os diversos países bem como intervalos de confiança para estas medidas de forma a estabelecer um critério para avaliar se uma moeda está sobre ou sub apreciada em determinado instante de tempo. Modelagem da taxa de câmbio real brasileira a partir de 1980 devido a restrição de dados utilizando técnicas modernas de cointegração em séries de tempo que permitem quebra estrutural e mudanças de regimes. Na linha de Finanças temos duas grandes áreas: (i) Modelagem de Volatlilidade Intradiária (ii) Microestrutura de Livros de Oferta e Algoritmos de Execução de Ordens Para o primeiro projeto os principais objetivos são: obter fatos estilizados para dados de alta freqüência usando dados brasileiros. Estimar a volatilidade realizada usando diversos métodos paramétricos e não paramétricos e comparar o poder preditivo deles. Para o segundo projeto os principais objetivos são: obter fatos estilizados para o livro de oferta e comparar com os fatos existentes na literatura internacional. Modelar o livro de oferta e implementar estratégias de execução de ordem para dados de alta freqüência.

Situação: Em andamento. Início: 2012. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador), Emerson Fernandes Marçal, João Mergulhão, Marcelo Fernandes, Luiz Hotta, Mauricio Zevallos, Marcelo Portugal e Flavio Ziegelman.
Financiamento: Edital Universal do CNPq - Faixa C

_____________________________________________________________________________________________

Avaliando a existência de quebra estrutural na estrutura a termo de juros brasileira: evidências a partir de modelos de cointegração com quebra estrutural e heterocedasticidade condicional

Descrição: Uma série de estudos internacionais e no Brasil no período mais recente busca avaliar a validade da hipótese de expectativas (HE) que se baseia na validade de uma condição de não arbitragem entre as taxas de diversas maturidades. Na ausência de risco, de prêmio por liquidez e com mercados organizados e livres, o valor da taxa com prazo mais longo deve ser igual a uma média ponderada das taxas de curto prazo. Com a consolidação da estabilidade econômica no Brasil, tornou-se possível transacionar títulos cujo rendimento é fixo em termos nominais com maturidades cada vez maiores. Desta forma vem crescendo o interesse por estudos das propriedades existentes na estrutura a termo brasileira e como esta afeta inflação, produto interno bruto, entre outras grandezas. Na análise de período mais longo de tempo torna-se difícil postular que o processo gerador de dados permaneceu inalterado. Pesquisas vem sendo feitas no intuito de criar modelos econométricos que permitam acomodar vários regimes ao longo do tempo de forma a tornar a análise de dados mais rica e precisa. A análise dos dados de juros a termo deve apresentar várias fontes de potencial não constância ao longo do tempo tais como prêmio de risco variando ao longo do tempo, heterocedasticidade temporal, mudanças de regime por conta de alterações em política econômica entre outros. O objetivo deste trabalho consiste em modelar a estrutura a termo brasileira usando técnicas de cointegração multivariadas que permitem quebra estrutural e heterocedasticidade condicional.

Situação: Em andamento. Início: 2011. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Emerson Fernandes Marçal (Coordenador), Pedro Luiz Valls Pereira.
Financiamento: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia - ANPEC.

_____________________________________________________________________________________________

When and By How Much Financial Analysts Revise Their Earnings Forecasts?

Descrição: In this paper we model the revisions of analysts' earnings forecasts as a marked-point process, so as to forecast when and by how much will a analyst revise his or her forecast. By taking into account possible strategic behaviour of analysts, such as conformism and reputational concerns, our approach accommodates the effect of social interactions between other analysts in the market.

Situação:Em andamento. Início: 2010. Natureza:Pesquisa.

Integrantes: João Mergulhão, Marcelo Fernandes, Joachim Grammig, Kerstin Kehrle.

______________________________________________________________________________________________

The Network Centrality of Influential Bankers: a New Capital Structure Determinant

Descrição: This paper studies the impact of the presence of bankers in the board of a corporation on its capital structure. We assume that the presence of bankers lowers information asymmetry problems, facilitating information transmission between corporations and financial institutions. Using a large database on Board of Directors, we construct the directors’ social network and measure the relative influence (centrality) of bankers on the information transmission mechanism. Our results indicate that for a sample of US firms, the presence of bankers in the board increases the leverage ratio. This effect is magnified by the influence of the banker, i.e. the more connected a banker is, the higher the leverage ratio of the firm in which he or she sits. We also show that he effect of banker's social influence on the leverage ratio increases with firm's opacity, which is consistent with our interpretation of the role of bankers on the information.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Mergulhão, João Amaro de Matos.

______________________________________________________________________________________________

Network Centrality of Directors and the Method of Payment in Mergers and Acquisitions

Descrição: This paper studies the impact of the network centrality of directors on the choice of payment method in mergers and acquisitions of firms in which they sit at the board. We assume that the centrality of directors reduces information asymmetry problems, facilitating information transmission between the firms involved in each deal. Using a large database on Board of Directors, we construct the directors'social network and analyse the impact of their centrality on the resolution of information uncertainty surrounding the deal. Our results indicate that when directors seating at the acquiror board have more connections, the percentage of cash used as payment increases. On the other hand, when the director of a target firm has more social connections, the percentage of stock used as payment increases.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Mergulhão, João Amaro de Matos.

______________________________________________________________________________________________

Modelagem e previsão de Volatilidade Realizada: evidências para o Brasil

Descrição: A tentativa de modelar volatilidade de retorno de ativos é uma literatura que cresceu muito nos últimos anos. Ultimamente, os modelos que estimam volatilidade realizada com dados intra-diários são os mais freqüentes na literatura. Dentro desses modelos, surgiram hipóteses a respeito do comportamento dos agentes e a tentativa de verificar fatos estilizados a respeito de séries financeiras. Este trabalho, portanto, tem por objetivo testar dois diferentes modelos de volatilidade realizada: Heterogeneous Autorregressive Model of Realized Volatility (HAR-RV) e o Mixed Data Sampling (MIDAS) para um conjunto de ativos do Bovespa, assim como, fazer uma comparação entre esses dois métodos.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcos Vinício Wink Junior, Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador).
Financiamento: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DF) - IPEA.

______________________________________________________________________________________________

Anticipatory Effects in the FTSE 100 Index Revisions

Descrição: This paper examines the price impact of changes in the FTSE 100 index composition. We focus on the latter index because it employs publicly-known objective criteria to determine membership and hence it provides a natural context to investigate anticipatory trading effects. We propose a panel-regression event study that backs out these anticipatory effects by looking at the price impact of the ex-ante probability of changing index membership status. Our findings reveal that anticipative trading explains about 40\% and 23\% of the cumulative abnormal returns of additions and deletions, respectively. We confirm these in-sample results out of sample by tracking the performance of a trading strategy that relies on the addition/deletion probability estimates. The performance is indeed very promising in that it easily first-order stochastic dominates the returns on buying and holding the FTSE 100 index.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Mergulhão, Marcelo Fernandes.

______________________________________________________________________________________________

Beyond Small Worlds: the Role of Paradigm Uniqueness in the Structure of Scientific Publications

Descrição: Using social network analysis, we test if the non-uniqueness of a paradigm within a scientific field implies that authors defending the same paradigm group in the same Journal(s). Do the authors have to "belong to the club" in order to publish in the "club" Journal? We propose to model the scientific collaboration networks using the papers as nodes and a novel edge weighting function that takes into account the average number of authors per paper. We show that the networks generated by the papers published in Physics and Finance Journals have different characteristics that may sustain our hypothesis.
Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Mergulhão, João Amaro de Matos.

______________________________________________________________________________________________

Três ensaios sobre volatilidade em tempos de crise: clássica, econofísica e não paramétrica

Descrição: Com origem no setor imobiliário americano, a crise de crédito de 2008 gerou grandes perdas nos mercados ao redor do mundo. O mês de outubro do mesmo ano concentrou a maior parte da turbulência, apresentando também uma explosão na volatilidade. Em meados de 2006, o VIX, um índice de volatilidade das opções do S&P500, registrou uma elevação de patamar, sinalizando o possível desequilíbrio existente no mercado americano. Nesta dissertação serão reproduzidos três modelos utilizando dados para esta crise. Alguns autores utilizam retornos diários, volatilidade realizada com dados intraday e range high-low diário para criar um modelo GARCH de previsão de volatilidade para o VIX. Também é possível utilizar medidas de entropia para medir o grau de heterogeneidade das opções do S&P500, encontrando com dois meses de antecedência sinais do crash de 1987. Outra possibilidade é separar de forma não paramétrica a volatilidade realizada do S&P500 em um componente contínuo e outro de jumps. Utilizando modelos HAR e VecHAR existem evidências na literatura que é possível prever os jumps.
Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luis Fernando Azevedo, Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador).
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

______________________________________________________________________________________________

Modelagem Econométrica
Descrição: Entender melhor as características das séries financeiras e avaliar se são compatíveis com a hipótese de mercados eficientes. Se modelos com não linearidade na média mostrarem-se adequados para séries financeiras, eles podem ser utilizados em previsão como concorrentes ou complementares a outros métodos. Os conglomerados de valores extermos, um dos fatos estilizados de dados financeiros, podem ser explicados por modelos não lineares, embora possam ser decorrencia de outliers e/ou mudanças estruturais. Embora os modelos GARCH ou V.E. não melhorem diretamente a previsibilidade na média, eles fornecem estimativas e previsões de volatilidade condicional em contraponto aos modelos de volatilidade não condicional, que são usados em monitoramento de risco. Portanto modelos não lineares podem fornecer medidas de risco mais adequadas. Outro tópico relacionado a Risco e Modelos Não Lineares é o estudo de Microestruturas de Mercado e dados de alta frequência. Existem certos fatos estilizados para dados de alta frequência que nunca foram testados para o mercado brasileiro e parte deste estudo tentará verificar a validade deste fatos estilizados assim como tentar entender as microestuturas do mercado. Modelos não paramétricos podem ser valiosos quando não existe convicção ou sobre a forma da função de volatilidade ou sobre a distribuição probabilística do ruído do modelo assumido. Neste caso diferentes abordagens podem ser adotadas conduzindo a diferentes estimadores da função de volatilidade. Um outro objetivo desse projeto de pesquisa é entender melhor a transmissão de informação entre o Brasil e outros mercados financeiros internacionais no que diz respeito a: (a) período de tempo analisado e o tipo/causas da crise; (b) possibilidade de reação endógena do mercado (equilíbrio múltiplo); (c) sensibilidade da interdependência entre mercados quando características macroeconomicas da economia brasileira são consideradas.

Situação: Em andamento. Início: 2010. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Luiz Valls Pereira (Coordenador). Financiamento: CNPq

______________________________________________________________________________________________

Eficiência de Mercado: Teoria, Testes e Aplicações

Descrição: Avaliar em que medida as características das séries financeiras são compatíveis com a noção de mercados informacionalmente eficientes. Em particular estudar-se-á em que medida modelos lineares e não lineares explicam o padrão de algumas séries financeiras. Outra linha de investigação consiste em avaliar em que medida existe fundamentos que explicam o comportamento das séries financeiras num prazo mais longo. Uma terceira linha diz respeito a transmissão de choques e informações nos diversos mercados financeiros com particular atenção aos dados brasileiros. Neste caso estudam-se eventos de contágio de crises financeiras e herding e como estes estão ligados a eventos macroeconômicos. Os seguintes tópicos são objeto do projeto: estudo da estrutura a termos das taxas de juros; modelos de dividendos descontados para ações, determinantes da taxa de câmbio, contágio e herding.

Situação: Em andamento. Início: 2007. Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Emerson Fernandes Marçal (Coordenador), Omar Abbara.

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede